DICAS ANTI-ACNE PARA UM ANO DESAFIADOR

Infelizmente a acne pode nos incomodar em várias épocas da vida. Seu tipo de pele e genética podem predispor acne na adolescência e alterações hormonais podem desencadear a acne na idade adulta. Maus hábitos, relacionados à sua rotina de cuidados com a pele, podem piorar a acne.

Aqui estão algumas ações que podem piorar a acne:

1. Experimentar um novo tratamento para acne a cada semana ou por um curto intervalo de tempo

Essa abordagem pode irritar a pele, piorando as lesões. Além disso, a maioria dos tratamentos necessita de algumas semanas para mostrar resultados.

2. Aplicar medicação para acne apenas nas lesões. Faz sentido tratar o que você vê, mas essa abordagem falha em evitar novas lesões.

O que fazer em vez disso: para evitar novas lesões, espalhe uma camada fina do medicamento uniformemente sobre a pele propensa a acne.

3. Algumas maquiagens, produtos para a pele e para os cabelos podem causar acne.

Algumas maquiagens, junto com muitos produtos para a pele e os cabelos, contêm óleo ou outros ingredientes que podem causar acne. Se você continuar a usá-los, poderá continuar a ver as lesões.

O que fazer em vez disso: use somente maquiagem, protetor solar, produtos para cuidados com a pele e cabelo que são rotulados como “não comedogênico” ou “não obstruem os poros”. Esses produtos não causam erupções na maioria das pessoas.

4. Compartilhar maquiagem, pincéis de maquiagem ou aplicadores de maquiagem

Acne não é contagiosa, mas quando você compartilha maquiagem, pincéis ou aplicadores, as bactérias causadoras da acne, o óleo e as células mortas da pele de outras pessoas podem acabar em sua maquiagem. Eles podem obstruir os poros, causando lesões.

5. Dormir maquiada

Mesmo a maquiagem não comedogênica pode causar acne se você dormir com ela. O que fazer em vez disso: Remova a maquiagem antes de ir para a cama. Sem exceções. Se você está cansado demais para lavar o rosto, use um lenço demaquilante.

Alimentos que reduzem o surto de eczema ou dermatite atópica

Se você tem eczema (dermatite atópica), é difícil o suficiente evitar os surtos conforme o clima fica mais frio e seco. Mas assim como você precisa se adaptar as mudanças ambientais, também precisa considerar o que está colocando em seu corpo.

Acredite ou não, o que você come e bebe pode contribuir muito para o seu surgimento. É tudo sobre inflamação. Nada que você comer (ou não comer) vai curar seu eczema. Isso, infelizmente, vai ficar com você durante a sua vida adulta. No entanto, você pode fazer escolhas inteligentes em relação ao eczema em sua dieta diária para reduzir crises incômodas e que coçam.

Alimentos a evitar se você tiver eczema

Certos alimentos, incluindo nozes, leite e trigo, podem desencadear a liberação de células T causadoras de inflamação e imunoglobulina-E. Outros alimentos que comumente causam crises de eczema incluem ovos, laticínios, soja, frutas cítricas, tomates, glúten e até mesmo alguns temperos, como cravo, canela e baunilha.

Para aqueles com eczema disidrótico (eczema das mãos e pés), os alimentos que contêm níquel agravam os sintomas. Isso inclui carnes enlatadas, chocolate, sementes, feijão (incluindo soja), ervilhas, mariscos e até alguns chás pretos.

Experimente uma dieta de eliminação

Como saber se o que você está comendo ou bebendo está causando o surto de eczema? Normalmente, se você tiver alguma sensibilidade alimentar, terá uma reação em algum lugar entre 30 minutos a mais de alguns dias após ingeri-lo. Isso pode dificultar a identificação da origem do problema.

Se você não tiver certeza do que está causando as crises, pode tentar uma dieta de eliminação. Adicione um desses culpados comuns à sua dieta e monitore sua reação ao longo de algumas semanas. Rastreie a resposta do seu corpo, se houver. Se você não descobrir nenhum efeito perceptível, adicione o próximo ingrediente e teste novamente. Se você descobrir um ingrediente que está causando os sintomas, é hora de removê-lo completamente de sua dieta.

O que você deveria comer

Se você sofre de sensibilidades alimentares, é melhor trocar os infratores acima por alimentos anti-inflamatórios. Isso reduzirá a resposta do sistema imunológico. Adicionar ácidos graxos ômega-3 à dieta é um ótimo começo. Peixes gordurosos, incluindo sardinhas, salmão, atum e cavala são boas opções. Alimentos ricos em flavonóides como cerejas, maçãs, brócolis, verduras e frutas também fazem maravilhas no combate à inflamação. Você também pode adicionar alimentos com culturas ativas vivas encontradas nos probióticos à sua dieta, como iogurte. Às vezes, simplesmente mudando sua dieta, você pode reduzir muito o sofrimento de quem vem com as crises de eczema. Se você não tiver certeza do que funcionaria melhor para você, pergunte a um dermatologista. 

Estudo revela hábitos de saúde durante a pandemia


Já se passou um ano desde o início da pandemia Covid-19, um ano marcado por uma tragédia indescritível e rotinas estressantes para quase todos os brasileiros e bilhões de pessoas em todo o mundo.

Sem dúvida, estamos perseverando, estamos passando por isso. Conforme as vacinas se tornam mais concretas e estamos mais próximo do final desse redemoinho, precisamos refletir sobre novos começos e jogar fora os maus hábitos que muitos de nós adquirimos ao longo do caminho. Milhões de brasileiros passaram o ano restritos as proximidades de sua casa, as vezes de fazendo trabalho de casa, vestindo pijamas e fazendo lanches contra o estresse. Em alguns aspectos, era a única maneira de superar isso.

No interesse do autoconhecimento e na definição de intenções para o nosso melhor e mais saudável ano, numa pesquisa de mais de 2.000 americanos sobre seus hábitos pouco saudáveis (e saudáveis) durante a pandemia. 74% dos entrevistados disseram que gostariam de ter cuidado melhor de si mesmos no ano passado, incluindo muitos admitindo ter cuidados com a pele abaixo da média. O motivo mais comumente citado para hábitos prejudiciais à saúde? O preço emocional. Estresse e ansiedade.

A boa notícia é que, daqueles que dizem que deveriam ter cuidado mais de si mesmos, 61% já começaram a progredir em direção a estilos de vida mais saudáveis.

Sem surpresas, grande parte da atenção está no ganho de peso. 61% dos entrevistados disseram que ganharam peso durante a pandemia, a uma média de 4,5 quilos por pessoa. Isso não é pouca coisa, especialmente para pessoas que já estavam acima do peso. Não vamos esquecer que a obesidade é uma das principais comorbidades com Covid-19.

Perguntamos às pessoas por que elas acham que ganharam peso. As razões não são surpreendentes, mas nem sempre são tão simples como comer mais e se mover menos. Por exemplo, uma em cada cinco pessoas disse que parte do ganho de peso se deve ao fato de não sentirem a pressão de ver outras pessoas em situações sociais, como poder conversar e sair.

Olhando além do ganho de peso, em particular, perguntamos às pessoas sobre uma ampla gama de comportamentos prejudiciais à saúde conhecidos por se correlacionarem com as pressões únicas da vida durante a pandemia. De longe, a falta de tempo gasto em movimentação ao ar livre tem sido o maior culpado e, infelizmente, para muitos de nós, isso continuará a ser um desafio por pelo menos mais algumas semanas. Um dos maus hábitos mais incômodos sobre os quais perguntamos é a postura inadequada, que mais da metade dos entrevistados disseram ter sofrido.

Claro, nem todo mundo desmoronou durante a pandemia. Alguns aproveitaram a oportunidade para fazer mudanças positivas em suas vidas. Embora os maus hábitos fossem mais prevalentes em geral, um número significativo de pessoas resistiu a essas tendências e emergiu melhor. Notavelmente, 41% das pessoas que entrevistamos dizem que dormiram mais do que antes da pandemia.

Além de explorar hábitos saudáveis de não saudáveis, tínhamos muita curiosidade sobre as tendências de visual, higiene e rotinas matinais. Certamente não somos os únicos a notar um relaxamento coletivo quando se trata de como as pessoas se apresentam. 77% das pessoas que entrevistamos disseram que notaram uma tendência para looks mais casuais, e 61% que trabalham remotamente relatam que sentem menos pressão para estar apresentável do que no escritório.

Explorando os detalhes sobre esses visuais casuais, perguntamos às pessoas onde especificamente elas estão economizando em relação às suas rotinas pré-pandêmicas. Felizmente, apenas 14% têm negligenciado a higiene oral. A parte de nossas rotinas mais impactada é a atenção aos looks. Em suma, as pessoas estão mantendo as coisas simples e não se preocupando com os detalhes.

Por fim, perguntamos àqueles que passaram do deslocamento para o trabalho remotamente sobre o glorioso tempo que ganharam no início de seus dias de trabalho. Para alguns, é uma mudança bastante dramática. Muitas pessoas estão economizando de cinco a dez horas por semana apenas pela manhã.

Abençoados sejam nossos corações, a principal maneira de usar o tempo economizado é dormindo mais. Se você está procurando uma fresta de esperança para emergir de toda essa loucura, aí está.  

Cuidados com mãos e pés

Quando pensamos em cuidados com a pele e em ter a melhor aparência possível, geralmente colocamos toda nossa energia nos nossos rostos. Assim, passamos muito tempo apenas nos preocupando com a face, mas tendemos a ignorar duas partes importantes do nosso corpo: nossas mãos e pés.

Aqui estão algumas dicas úteis a serem consideradas quando desejar fornecer um melhor cuidado para suas mãos e pés.

SINAIS DE ENVELHECIMENTO EM SUAS MÃOS

Existem vários sinais de envelhecimento quando se trata de suas mãos:

Ceratoses actínicas;

Manchas da idade;

Rugas;

Flacidez.

Há uma série de tratamentos disponíveis que podem reduzir o aparecimento desses sinais de envelhecimento. Um preenchimento com um bioestimulador de colágeno pode restaurar uma aparência jovem, enquanto o peeling e/ou laser são ótimos para melhorar a qualidade da pele.

SINAIS DE ENVELHECIMENTO EM SEUS PÉS

A textura da pele do pé muda com a idade, pois há perda de gordura.  À medida que as camadas de gordura diminuem, a pele também pode sofrer estresse adicional, ocorrendo ressecamento e rachaduras. Muitas pessoas desenvolvem, também, calosidades.

Para cuidar de seus pés, certifique-se de usar os sapatos adequados. Sapatos pontudos ou muito apertados podem causar unhas encravadas, doloridas e inflamadas. Cuide também das cutículas. Mantenha-as hidratadas para criar uma barreira contra leveduras, fungos e bactérias.

VOCÊ PRECISA HIDRATAR COM FREQUENCIA

Cada vez que você lava as mãos, está removendo óleos importantes da pele. Portanto, hidrate-as regularmente e com freqüência. Não esqueça, também, do uso de protetor solar no dorso das mãos, evitando o fotoenvelhecimento e diminuindo o risco do desenvolvimento de neoplasias cutâneas.

Os cuidados de hidratação são importantes também para os pés. Devemos hidratá-los principalmente ao deitar.

Melasma

O QUE É?

São manchas escuras (amarronzadas) persistentes que geralmente aparecem no rosto (testa, queixo, nariz ou bochechas). Ocorre principalmente em mulheres, mas também pode ser visto em homens.

O melasma é uma doença pigmentar que pode afetar mulheres de todas as idades, podendo durar anos. Não é doloroso e não é uma preocupação para a saúde, mas pode causar muita ansiedade, já que nem todo mundo se sente confortável com sua aparência.

Pode surgir principalmente durante a gravidez, já que as alterações hormonais nesse período são bastante intensas. Também é comum durante o uso de pílulas anticoncepcionais.

A exposição solar é uma das principais causa do melasma. No entanto, outras fontes de luminosidade (luz visível, claridade de computador/tv/celular) também contribuem para o surgimento e agravamento do melasma.

QUE VOCÊ PODE FAZER EM CASA?

O pilar mais importante para a prevenção e também tratamento do melasma é o uso diário do protetor solar. O ideal é usar o protetor durante todo o dia, reaplicando-o a cada 3 horas. Protetores com cores são os mais indicados, pois conferem um maior poder de proteção contra a luz visível.

Tratamento tópico com cremes contendo ácidos e clareadores pode também ser indicado. O tipo de produto a ser utilizado vai depender da avaliação da pele do paciente.

TRATAMENTOS REALIZADOS NO CONSULTÓRIO PARA MELASMA

Se o tratamento tópico para melasma não fornecer uma boa resposta, seu dermatologista pode oferecer uma variedade de opções de procedimentos no consultório para reduzir a descoloração da pele. Cada um tem seus próprios riscos, então é melhor consultar um dermatologista para descobrir o que funcionará melhor para o seu tipo de pele. Esses tratamentos em consultório incluem: microagulhamento, peeling e laser.

Álcool em gel e Queimaduras

Já se passou quase um ano desde que lidamos com as mudanças no estilo de vida que vêm com uma grande pandemia. Distanciamento social, divisórias, uso de máscaras e, claro, assepsia cada vez mais das mãos com álcool gel.

Uma coisa que você pode não perceber é que o álcool gel, assim como qualquer produto contendo altas concentrações de álcool, é inflamável.

Enquanto o gel para as mãos ainda estiver úmido, qualquer contato com uma chama, interruptor elétrico ou eletricidade estática pode acender uma pequena chama quase invisível, queimando a pele com a qual esteja em contato. 

Embora tais incidentes possam acontecer e acontecem, são muito incomuns. Para evitar que ocorram queimaduras com produtos que contenham álcool, aqui estão algumas dicas úteis:
1) Aguarde até que o álcool em gel esteja seco, antes de tocar em qualquer superfície ou se aproximar de qualquer fonte de ignição;
2) Leia o rótulo do frasco para obter informações sobre como armazená-lo com segurança.

É melhor usar água e sabão sempre que possível.

Álcool em gel ainda é uma forma importante de combater a propagação do coronavírus e outros germes, mas é importante seguir os rótulos de advertência e realizar o manuseio adequado do produto.

Maskne

Maskne é a denominação de acne facial provocada pelo uso frequente de máscara, em virtude da pandemia. O uso da máscara provoca aumento da umidade e aquecimento facial, alterando a microbiota natural da pele e favorecendo o aparecimento da acne. A pele fica também mais oleosa, sendo um outro fator que contribui para o surgimento de lesões acnéicas. Para evitar o surgimento desse tipo de acne, devemos estar em dia com a rotina skincare. Além disso, é essencial termos cuidado com o tipo de máscara utilizada. Máscaras 100% algodão e cirúrgicas reduzem o aquecimento facial, ajudando na ventilação da pele. A troca da máscara a cada 2 horas ajuda, também, na prevenção dessas lesões.  Não devemos esquecer de hidratar a face, usar o protetor solar e evitar excesso de maquiagem. Essas ações  reduzem o surgimento da maskne.

Rotina diária de cuidados com a pele (skincare)

O termo “skincare” significa “cuidados com a pele” e vem sendo utilizado para denominar a rotina, os passos e os produtos usados no cuidado diário com a pele.

A segurança e eficácia de uma boa rotina de skincare é garantida pela utilização de dermocosméticos, escolhidos de acordo com o tipo de pele. 

Uma boa rotina de cuidados com a pele é essencial para mantê-la sempre bonita e saudável. É importante que essa rotina seja realizada pela manhã e a noite e mantida com constância. 

Uma rotina básica consiste nos seguintes passos:1) Lavar o rosto com um sabonete adequado para seu tipo de pele; 2) Aplicar um tônico facial – regula o pH da pele e remove impurezas não retiradas pelo sabonete; 3) Hidratante – indicado também para pele oleosa – a hidratação é importante para restaurar a função barreira e para deixar a pele mais tolerante aos tratamentos; 4) Protetor solar durante o dia: Ácido ou algum outro creme de tratamento. Durante a noite: Sempre procure um médico dermatologista para que seja realizada uma rotina skincare adequada para sua pele para este horario.

Dra. Milvelena Santiago

Telefone: (85) 3457-8288

Dezembro Laranja – Mês de prevenção ao câncer de pele


Dezembro Laranja – Mês de prevenção ao câncer de pele

– Quais são os Câncer de Pele Mais Comuns?

O câncer de pele pode se apresentar basicamente em três tipos mais comuns: carcinoma basocelular, espinocelular e melanoma.

1.O que é o Cacinoma Basocelular?

É o câncer de pele mais frequente, principalmente decorrente da exposição à radiação ultravioleta solar.

Como Aparece o Carcinoma Basocelular?

Apresenta-se como uma lesão nodular ou uma placa da cor da pele ou eritematosa (avermelhada) e às vezes de coloração escurecida que pode apresentar sangramentos.

É Grave o Carcinoma Basocelular? Pode comprometer outros órgãos?

É um tumor que raramente causa metástase (comprometimento de outros órgãos), mas pode ser localmente invasivo.

Qual o Tratamento do Carcinoma Basocelular?

O tratamento consiste na retirada do tumor ou na utilização de métodos destrutivos, a depender das características tumorais.

Como Prevenir o Carcinoma Basocelular?

A prevenção pode ser realizada com o uso de proteção solar.

2.Carcinoma Espinocelular (CEC)

Segundo câncer de pele mais frequente. Ocorre mais comumente em regiões do corpo expostas ao sol, sendo a radiação ultravioleta o fator mais importante na sua ocorrência.

Já na região oral, o CEC relaciona-se ao hábito de fumar e ao uso de bebida alcoólica. Enquanto na região genital, relaciona-se a infecções crônicas pelo o vírus HPV.

Como Aparece o Carcinoma Espinocelular?

Clinicamente caracteriza-se por um nódulo, ulcerado ou não, ou uma placa vegetante ou verrucosa. Metástases podem ocorrer. O tratamento varia de acordo com as características tumorais. A proteção quanto à exposição solar é de fundamental importância para prevenção do surgimento do tumor.

3.Melanoma

É um câncer de pele mais agressivo, apresentando elevado índice de metástase (comprometimento de outros órgãos).

A exposição solar é o principal fator de risco ambiental para o desenvolvimento do melanoma. Pessoas com pele, olhos e cabelos claros com maior tendência a se queimar que se bronzear pertencem ao grupo mais afetado pelo melanoma.

História de queimadura solar com formação de bolhas na infância, presença de múltiplos nevos melanocíticos, atípicos ou displásicos e história prévia de melanoma, assim como antecedente familiar de melanoma, são outros fatores de risco para o desenvolvimento do tumor. O melanoma pode surgir em qualquer local da pele normal como uma lesão pigmentada com bordas irregulares e sintomas de prurido e descamação ou pode surgir de um nevo pré-existente com assimetria, bordas irregulares, alteração da coloração e aumento do tamanho.

O tratamento depende das características

Botox para Enxaqueca

O que você precisa saber sobre enxaqueca e botox?

Todos nós já ouvimos falar do Botox, responsável por gerações de testa lisa em Hollywood, mas o Botox também trouxe alívio para muitas pessoas que sofrem de condições médicas crônicas. Em 2010, o Botox foi aprovado para uso com enxaqueca crônica, e muitos pacientes estão relatando sucesso.

O que você precisa saber antes? Que tipo de dor de cabeça responde melhor ao Botox?

Botox é aprovado pelo FDA apenas para enxaquecas crônicas, o que significa dor de cabeça em 15 ou mais dias por mês. “Quanto mais frequentes as dores de cabeça, melhor o paciente faz com o Botox”. Botox não é recomendado para pacientes que experimentam menos de 15 dias de dor de cabeça por mês.


O que é e como funciona o Botox?

Botox é uma forma de toxina botulínica, uma neurotoxina produzida pela bactéria que causa o botulismo. Quando a toxina botulínica do Botox é purificada e usada em pequenas doses em áreas específicas, ela reduz temporariamente as contrações musculares por aproximadamente 3 meses

Botox é injetado em torno de fibras de dor que estão envolvidas em dores de cabeça. Botox entra nas terminações nervosas em torno de onde é injetado e bloqueia a liberação de substâncias químicas envolvidas na transmissão da dor. Isso impede a ativação de redes de dor no cérebro.

Botox previne enxaquecas antes de começar, mas leva tempo para trabalhar. Um ciclo de tratamento dura de 10 a 12 semanas, sendo que os pacientes relatam redução de aproximadamente 50% do número de enxaquecas após duas aplicações.


pt_BRPortuguês do Brasil