O QUE É?

São manchas escuras (amarronzadas) persistentes que geralmente aparecem no rosto (testa, queixo, nariz ou bochechas). Ocorre principalmente em mulheres, mas também pode ser visto em homens.

O melasma é uma doença pigmentar que pode afetar mulheres de todas as idades, podendo durar anos. Não é doloroso e não é uma preocupação para a saúde, mas pode causar muita ansiedade, já que nem todo mundo se sente confortável com sua aparência.

Pode surgir principalmente durante a gravidez, já que as alterações hormonais nesse período são bastante intensas. Também é comum durante o uso de pílulas anticoncepcionais.

A exposição solar é uma das principais causa do melasma. No entanto, outras fontes de luminosidade (luz visível, claridade de computador/tv/celular) também contribuem para o surgimento e agravamento do melasma.

QUE VOCÊ PODE FAZER EM CASA?

O pilar mais importante para a prevenção e também tratamento do melasma é o uso diário do protetor solar. O ideal é usar o protetor durante todo o dia, reaplicando-o a cada 3 horas. Protetores com cores são os mais indicados, pois conferem um maior poder de proteção contra a luz visível.

Tratamento tópico com cremes contendo ácidos e clareadores pode também ser indicado. O tipo de produto a ser utilizado vai depender da avaliação da pele do paciente.

TRATAMENTOS REALIZADOS NO CONSULTÓRIO PARA MELASMA

Se o tratamento tópico para melasma não fornecer uma boa resposta, seu dermatologista pode oferecer uma variedade de opções de procedimentos no consultório para reduzir a descoloração da pele. Cada um tem seus próprios riscos, então é melhor consultar um dermatologista para descobrir o que funcionará melhor para o seu tipo de pele. Esses tratamentos em consultório incluem: microagulhamento, peeling e laser.